* SITE EM CONSTRUÇÃO *

O FESTIVAL

Realizado desde 2006, na Rainha da Borborema, através da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Comunicurtas tem como prioridade oferecer aos profissionais envolvidos nas práticas audiovisuais como cinema, publicidade e telejornalismo, a abertura necessária para a divulgação de suas produções criativas. Com vasta programação que inclui mostras competitivas e não competitivas, exposições, mesas redondas, debates, palestras, workshop e oficinas, o festival tem entrada franca em todas as suas atividades. Neste ano de 2020, o evento ocorre entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro.

Consolidado e aguardado, o Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB nasceu no curso de Comunicação Social da UEPB e prossegue funcionando como laboratório para os alunos, que a cada ano têm a oportunidade de também trabalhar na produção do evento. Por outro lado, o festival tem o intuito de dar visibilidade para que estudantes de várias universidades e cineastas do Estado possam exibir seus trabalhos. Todavia, como o festival cresceu bastante, hoje congrega não só obras de cineastas paraibanos, mas de todo o país.

Durante os dias em que o evento acontece, são exibidos, em mostras competitivas e especiais, vários curtas metragens, reportagens jornalísticas e filmes publicitários. A cada edição, o evento se aprimora e agrega novos conteúdos para o assíduo público participante de todas as atividades promovidas pelo festival.

Cultura como contrapartida social

O Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB foi planejado a partir da ideia de que trazer o cinema para junto das pessoas é possibilitar o acesso a uma cultura capaz de apresentar diferentes maneiras de viver, além de exibir um pouco do Brasil a uma sociedade que muitas vezes desconhece a diversidade que possui, haja vista crenças, etnias, curiosidades, tipos e belezas variadas existentes no país.

A UEPB aposta nessa ideia desde o início, porque entende o quão importante é fomentar a arte e a cultura, especialmente no que diz respeito a estimular à plateia e a formação de uma opinião crítica – por meio da reflexão provocada pela linguagem audiovisual – e incentivar o papel dos novos talentos como agentes multiplicadores de cultura na sociedade.

Configurando-se como uma alternativa qualificada de entretenimento totalmente gratuita, o Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB chega a sua 15ª edição permitindo o acesso da população à produção e apreciação de filmes e vídeos locais, regionais e nacionais e ainda contempla o reconhecimento dos profissionais envolvidos nesta iniciativa.